Wednesday, April 21, 2010

Hiphop perde GURU para sempre


DESCANSE EM PAZ GURU(1967-2010)

O Hiphop norte americano seja ele “underground”, “mainstream” ou alternativo estão de luto pela morte de um dos pioneiros do hiphop nova iorquino. Trata-se de Guru implacavel MC de liricas bastante ricas de poesia e inteligencia. Guru padecia de um cancro(não sei que tipo) e já estava debilitado a quase um ano lutando contra o mesmo. O companheiro de trincheiras de DJ premier sofreu uma paragem cardiaca no passado dia 28 de março e entrou em coma até a data da sua morte segunda feira dia 19 de abril. Guru e DJ premier formavam o gangstarr duo hiphop que influenciou meio mundo principalmente no circuito underground. “Step in the arena”, “Daily Operation”, Hard to earn, Moment of truth” e “the Ownerz” foram alguns dos trabalhos discograficos que influenciaram na definicao do hiphop tipicamente Nova Iorquino embora Guru e DJ premier fossem oriundos de Boston e Texas eles foram uma grande referencia para Nova Iorque e o mundo. Em Moçambique Guru e gangstarr influenciaram nomes como os Rappers unit, Dj Eduardo PM, 7 kruzes e Baba X. Tambem em Portugal Sam the Kid terá provavlemente sido influenciado por Gangtarr na area de produção.

Guru para além dos trabalhos com DJ premier como Gangstarr, tinha a parte um projecto a solo denominado Jazzmatazz dos quais lançou IV volumes, desde 1993 até 2007. O autor de temas como “You know my steez” e “respect the arquitect”, trabalhou no desenvolvimento da sua linha hiphopjazz com grandecissimos nomes do jazz e não só como Isaac Hayes, Chaka Khan, Branford Marsalis, Erykah Badu e Jamiroquai. Nos ultimos tempos Guru havia se afastado de DJ premier e trabalhava com o produtor Solar. Com este trabalhou e lançou os albuns "Version 7.0: The Streets Scriptures" (2005) e "Guru 8.0: Lost and found" (2009), onde tambem se pode sentir as sonoridades do jazz incorporado ao hiphop.

Quanto ao projecto Gangstarr não se sabia se o grupo existia ou se havia se separado, uma vez que Guru e DJ primo faziam afirmações contraditorias a imprensa. O próprio DJ Premier reproduziu uma carta escrita por Guru poucos dias antes de sua morte, onde ele diz que tentou levar uma vida normal, mesmo após diagnosticada a doença. Apesar tentar manter a doença restrita na sua vida particular, ele teve de ser hospitalizado no inicio de 2010.

"Eu, Guru, estou escrevendo esta carta para os meus fãs, amigos e entes queridos em todo o mundo. Tive uma longa batalha contra o câncer, mas sucumbi a doença.", diz a carta.

"Escrevo isto com lágrimas nos olhos, não de tristeza mas de alegria por uma vida maravilhosa que tenho desfrutado e quanto as pessoas que tive o prazer de conhecer".

Após o fim da banda em 2003, Guru passou a trabalhar com o produtor Solar, que foi seu parceiro até a morte. "Meu amigo leal, parceiro e irmão, Solar, ficou ao meu lado esse tempo todo. Solar e sua família são a minha família e espero que meus familiares, amigos e fãs respeitem isso. É o meu desejo que vale", disse.

Além disso, Guru se diz sentir particularmente orgulhoso do que o Gang Starr "representou para o mundo da música e seus fãs", bem como dos álbuns e por ser considerado o "pai do hip-hop/jazz".

O ex-companheiro ainda organizou a página www.djpremierblog.com/guru, para que os fãs deixem um último recado ao rapper. Nós Classico hiphoptime fazemos votos para não se chore a sua morte mas sim se tome a sua carreira como um exemplo de continuo estudo aos limites do hiphop e que se multipliquem mais Gurus em todo o mundo. Hiphop vai precisar.

O nosso tributo

No proximo domingo apresentaremos no programa classicohiphoptime uma matéria especial sobre Guru e o grupo Ganstarr a propósito do desaparecimento fisico do rapper.


Tuesday, April 20, 2010

Moçambique fica profundamento lesádo com a morte do vocalista


Tony Django(1973-2010)


O vocalista principal da banda Kapa Dêch , uma das mais conhecidas de Moçambique, Tony Django, morreu na segunda-feira em Maputo vítima de doença, noticia hoje a imprensa moçambicana.
Segundo o jornal "Notícias", Tony Django, que ia completar 38 anos no próximo dia 27, perdeu a vida no Hospital Central de Maputo, para onde havia sido levado após se sentir mal.

Carreira a solo

Tony Django foi o protagonista dos dois álbuns do Kapa Dêch nomeadamente "Katchume", de 1998, e "Tsuketane", 2001, ambos gravados em França pela Lusáfrica, fazendo voz em quase todas as músicas, à exceção de algumas cantadas por Roberto Isaías, já afastado do grupo.
Tony Django, que nos últimos tempos vinha conciliando o Kapa Dêch com uma carreira a solo em atuações nas casas de pasto mais conhecidas de Maputo, começou a cantar nos anos 1980 num dos mais famosos grupos infantis de Maputo, as "Petálas Amarelas".
"Eclipsou-se uma das melhores vozes da música moçambicana, que se impôs pelo seu talento e não por algum tipo de favor. É sem dúvidas uma grande perda", disse à Lusa o editor cultural do "Notícias", Gil Filipe.