NOTÍCIAS

  
O rapper Azagaia vem publicando já há algum tempo, informações segundo as quais vai se apresentar em palco para concerto no próximo dia 1de Abril. Azagaia e os cortadores de Lenha a sua banda, vão subir o palco do Coconuts. Mais informações indicam que os bilhetes estão venda no Coconuts, Hotel Moçambicano e  Mahla Filmes.


 

Volvidos vários anos de hibernação, o bairro da Liberdade volta a carga e em parceria com o Bar Gil Vicente  e apresentam: "LBDiers" ou simplesmente "Elbidianos", em continuidade à saga LOR (LBD Official Rapresenters). Em palco: Bighost (Sqwad Boss), Hell Soldiers, Hot Skillz, Killah Code, KX (BloodStain), Last Thief, Muduvan, Nero Vil e Shot B  e Dj Devil Drain. Haverá também uma sessão de  Expo Beats  liderada por Billy Ray com produtores revelação. O evento terá lugar no Café Bar Gil Vicente , no dia 12 de Março das 18 ás 21.


 

Estão abertas as inscrições para oradores interessados em participar no Ciclo de Palestras de Reflexão em Torno da Cultura Hiphop, que terão lugar a partir da terceira semana de Maio, dia 22. Os interessados deverão enviar resumos das suas comunicações, submetendo assim as suas candidaturas para o endereço eletrónico apreciacaohiphopmoz@gmail.com. O Ciclo acontece no âmbito da Semana de Aprecição Hiphop que aconte anualmente no mês de Maio em todo o mundo. Em Maputo a iniciativa é do Clássico Hiphoptime em parceria com o a Siderurgia Núcleo de Hiphop. 




Ice Cube disse que o grupo NWA foi uma arma de protesto contra as lutas existentes no seu bairro. Na altura quando a cidade de Compton, na California, era caracterizada  por numerosos conflitos resultantes das políticas de Reagan, como a brutalidade da polícia e outras temas sócio economicos. Ice Cube revela que o NWA serviu como sua arma de protesto. O rapper e  actor detalhou a formação do NWA, durante uma aparição no Larry King Now. Tambem revelou que não só o seu bairro influenciou o grupo, como tambem o grupo influenciou o bairro. "Foi realmente a nossa única arma de protesto contra o que nós vivíamos", disse Ice Cube.


 
Aparentemente, alguns dos membros do Public Enemy não estão felizes com o facto de Chris Rock ter entrado  no palco da Octagésima edição dos Óscares ao som do tema “Fight the power”. De acordo com Professor Griff um dos membros do grupo, a Academia quis apenas apaziguar a todos negros protestantes, mas que vai logo de seguida voltar  ao costume.
Basicamente, ele sente que a música foi usada para pacificar as massas sobre as verdadeiras questões que cercam os Óscares e falta de diversidade nas suas indicações. Enquanto isso, Chuck D compartilhou  pensamentos ligeiramente diferentes no Twitter e disse, "A música “ Fight the Power” está para além de mim e do meu grupo. O ponto é que a música apela a mudança, eventualmente, não apenas aplaudindo o pensamento, arte da fala, luta pelo poder, a mudança e procura de respeito. E Chuck acrescentou, “façam seus próprios prêmios DIREITO e deiam aos artistas e actores independentes a chance de ganhar a vida ".


 

Arturo Molina, Jr., mais conhecido pela comunidade HipHop por Kid Frost, foi diagnósticado  câncro e tem documentado a sua batalha contra  a doença mortal na sua conta no Instagram. O Rapper Latino de 51 anos de idade é  pioneiro da Costa Oeste, fez saber que o câncro está relacionado com diabetes. Ainda não está claro sobre que tipo de câncro foi diagnosticado ao rapper. Frost é melhor conhecido pelo seu single “La Raaza” e por ser um dos primeiros artistas assinar para Ruthless Records de Eazy E.  


 

O actor e rapper DMX foi encontrado na noite de segunda-feira, 8 de fevereiro,  inconsciente num hotel, em Nova York. Segundo o site TMZ, o rapper "não respirava e estava sem pulso" quando os policiais o encontraram. Após passar por uma ressuscitação cardio pulmonar, DMX foi hospitalizado. Ele disse que sofreu um ataque de asma e negou ter usado drogas. A situação do cantor é estável. DMX tem um histórico com internação. Em 2008, o rapper foi hospitalizado por "medo de infarto", um dia antes de enfrentar julgamento por posse de drogas, tráfico e crueldade com animais. Em 2012, ele foi parar no hospital duas vezes, por intoxicação alimentar e acidente de quadriciclo. (XX)

Publicação de 4 de Março de 2016