Thursday, November 8, 2007

Colectivo Aquario Soul volta a Aquecer


Depois de mais de um mês ausentes o colectivo “Aquario Soul” volta ao palco do Africa Bar para trazer mais um momento da habitual conexão entre o Hip hop, Jazz e a musica de alma(R&B, Neo Soul). Mantendo a mesma postura e seguindo a tradição de rodar algumas vozes de nivel singular no panorama da musica jovem. “Aquario Soul” veio sempre mostrar formas inovadoras de estar na musica sem seguir linhas que procuram aflitosamente por um sucesso comercial.

Sem destaques televisivos, radiofónicos ou até mesmo discográficos os artistas que passam por estas sessões reúnem um punho de gente cuja a fidelidade reside no facto de tais artistas fazerem musica de “sabores especiais” e que perdure no tempo. O colectivo chega a sessão nº 3 do Aquario, sessões essas que contaram com a rotação de varios nomes como o duo F&G, os Trackianos First Class e Kloro, da mão de Mashani o jovem Nárcio.

Aquario Soul é composto essencialmente por quatro musicos ainda em regime de amadores sem nenhuma formação intergral sobre musica, mas as suas experiencias mostram haver um contacto sagrado com a musica e a cultura em sí. Os quatro musicos são Nelma Mpfumo, Miguel Xabindza, Bhakka e FaceOculta. Os quatro desenvolvendo estilos distintos mas da mesma familia, musica que prioriza o poema, a arte, a vida e a criatividade. Dos generos em causa , Afro Jazz, marrabenta, neo soul, funk e hip hop. Não se dissociando da nossa cultura. Os intrumentistas do Aquario, Banda constituida por Cremildo na Bateria, Elcides na Jazz Guitar, Artur no Baixo, Fidy no teclado e desta vez o puto Abbas no Sax alto. Voltam com nova disposição depois da viagem para Noruega para atuações no âmbito do projecto UMOJA.

Desta vez para além dos artistas residentes vem também o prodigioso, maestro, compositor, guitarrista e interprete Alfa Thulana, musico que aparece na esteira duma educação religiosa e duma escola de vida no canto coral, o que fá-lo atuar com “Dynamic Yoth Coir”, para além de ser solista . É um momento para não perder devido a sua tendência de imobilizar a assistência atravês da sua performance.

Outra nova aparição nos programas do Aquario Soul é Duo Xitiku Ni Mbaula que tem em S-Gee e Dinguizwaiu autênticos tropas dum “Xitokozelo”(Declamação) em bases Hip hop. Os bairros Singatela e Patrice Lumumba podem de facto louvar esta dupla que os representa como “Rongas” de categoria. O publico pode tirar “o cavalinho da chuva” porque o rap de Xitiku ni Mabula não vai ser em Português. L Nato ou seja Lírico Nato um rapper de mensagens que tocam a qualquer um, missionário de mensagens de luz marca presença pela segunda vez nestas sessões. Para o colectivo é indispensável a sua participação nesta edição.

Palavra de ordem é “Celebrar a cidade” porque os eventos devem ser temáticos. Refletindo na diversão e celebrando 120 anos da cidade. E como se sabe, terminadas as apresentações em palco, as sessões Aquario Soul continuam com o conceito de “Disco” sem preservativos nem adictivos. DJ’s Celsinho(variedades), Hélder Leonel(Hip Hop Time; Sabor Azul) e DJ Speech(Scratches, Cuts, Breaks). Um ingrediente não menos importante será habilitar-se a um sosrteio que oferece brindes pelo dia da cidade. Não perca o “Tchilling” num estilo inovador e próprio da Khensani Produções. Aquario Soul dia 10 de Novembro no Africa Bar as 22 horas.