Wednesday, February 13, 2008

Ponto de Equilibrio em "Cabeças no Lugar"


Cabeças no lugar é uma rubríca que ocupa espaço no salão do rap nacional, vezes sim vezes nào dependendo da inspiração de seus assinantes(Kelesa t.c.c Cremildo Baule e Hélder Leonel) "Cabeças no lugar" é para dizer que trata-se de um momento que necessita de especial atenção e consciência pelo facto e abordar temas pertenentes e de importancia vital. Este é um convite não só para rappers e ouvintes mas para todo ser, para que vá progredindo em processo para um novo plano de consciência. Esse processo não é facil, porque significa termos de nos desapegar de histórias, costumes e pêsos antigos de forma a ascendermos na inteligencia, na atitude. Cabeças no lugar trás o mesmo tema aboraddo de varios ângulos sobre diferentes titulos, como um jogo de arte da palavra para um unico fim: Dar sentido as nossas vidas. Temos dito, há crescimento técnico-cientifico mas não há crescimento humano e enquanto não haver paralelismo entre o Técnico e o Humano as Obras dos Humanos nunca serão plenas ou coerentes. Não somso de todo perfeitos, mas sugerimos algumas acções como proposta para um tecido social com pouco desfiado.

O Ultimo tema foi lançado há duas semanas e teve como titulo “O Ponto e Equilibro”, Leiámos o que disse e escreveu Helder Leonel sobre o assunto:


Muitas pessoas em todas as partes do mundo procuram um bem estar, cada vez um melhor sentimento e uma alegria que os convença ser bom viver, em fim todos procuram alguma felicidade, e se vive numa busca constante e incessante. Nessa busca são varios os mecanismos d conquista. Alguns lutam dignamente, outros mentem, outros robam, outros traiem e outros ainda matam para garantir uma certa segurança e estabilidade social e amterial acima de tudo. Já é normal ouvir dizer que se não se é experto nao se sobrevive. Diriamos que tem sido uma cultura de consenso escolher caminhos de sobrevivencia inconscientes, muitas vezes criados pela conjuntura politica ou pela situacao social de cada individuo. Nesta locução pretende-se que os ouvintes, os rappers, MC’s e todos os envolvidos numa busca a que se destina como sucesso. Tenham em conta o que realmente será esse equilibrio que tanto se procura. A começar por saber se saber definir o tal “bem estar”, o que cada um busca, como procura o que quer encontrar e se realmente estará perto de alcançar esse estágio do equilibrio. Esse estágio se construira na medida em que se avança de contradição em contradição, num caminho em que cada situação nova nos dirá tal como o preto e o branco ou trigo e o joio, o que será retrocesso ou avanço em relação a estados espirituais perante estados materiais. Muitos se dizem donos de alguma verdade no uso das suas funções, outros usam o poder da palavra e do conhecimento para criticar em busca de alguma coerência. Mas poucas dessas intervenções tem de sabedoria e inteligência. No fecho do nosso discurso sugerimos que cada um faça uma revisão dos conceitos meditação e revolução como ferramentas básicas e que precisam de alguma atualização para o contexto atual.