Monday, May 12, 2008

Num lero com...M'petula, Seven e MaKDaP

Na edição de 4 de Maio do “hiphoptime”, começou o destaque a alguns dos produtores mais influentes desde inicios da chamada “golden era” do rap. Rodamos temas de 10 produtores: Large Professor, Pete Rock, Marley Marl, DJ Premier, Dr Dre, Eazy Moe B, No ID, J Dilla, Erick Sermon e RZA, tudo isto na passagem pelo “túnel”, a rubríca que dá lugar ao mais refinado das novidades do rap norte americano e circuitos derivados dele em todo o mundo.

Na edição de 11 de Maio rodamos musicas produzidas por apenas 4 dos 10 produtores escolhidos para destaque na edição de 4 de Maio. Neste caso foram: Marley Marl, Pete Rock, DJ Premier e J Dilla, numa edição em que pedimos o comentário de Mpettula, produtor e rapper do grupo 1788, MakDaP, produtor do grupo Muhyve Records e proprietário do makdap.blogspot.com, e rapper e produtor 7 Kruzes, tambem simplesmente chamado Seven. Mpettula, Seven e Mak foram chamados a denunciar alguns entraves no relacionamento entre produtor e rapper, e explicaram como tem estado a disponibilizar os seus trabalhos, e uma das necessidades muito visível, é a de muitos produtores estabelecrem um contacto profissional por causa do aumento da solicitação de seus trabalhos. Mpettula, diverge de 7 Kruzes e este por sua vez é diferente de MakDaP, no tipo e composição. Seven tem uma linha caracteristica que segue o tipo de composição de DJ Premier, até porque ele confessou, não só nesta edição de ser fà incondicional de DJ Primo, já M’pettula opta por influencias de Marley Marl e Pete Rock na linha de Lords of the Undergroun, Fu Shnickens ou até mesmo do “Jump around de House of pain. As produções musicis de MakdaP são totalmente singulares, apesar de algumas vezes usar samples já conhecidos a nivel mundial, ele faz a sua maneira e não deixa de lhe dar aquele toque bastante seco das caixas e bombos que usa. Estes não foram chamados ao nosso programa por serem “melhores” naquilo que fazem, mas simplesmente por serem “bons” no seu trabalho. Vemos no produtor um grande trabalhador e por isso neste mês do trabalhadores homenageamos os mesmos.

Na próxima edição, isto é a 18 de Maio, vamos dar continuidade ao destaque especial a novos produtores, influenciados pelos nomes anteriormente citados. No segundo tempo do classicohhtime não houve uma rigidez na compilação musical, pelo facto de explorarmos mais o espaço “Num Lero com...” MAK, Seven e M’Pettula. De seguida vai o “playlist” da edição de 11 de Maio

Playlist Classicohiphoptime, 11 de Maio de 2008
Das 14h às 15h
1-Marley Marl-“Who’s sicker?” feat The Hemmingways
2-Lords of the Underground-“What Y’all wanna know”
3-Marley Marl e KRS One-“Hiphop lives”
4-Pete Rock e CL Smooth- “Carmel city”
5-Deda- “Bla no”
6-Ghost face Killa “Be Eazy” feat Trife
7-Dilated Peoples- “ clockwork”
8-Craig David 7 days (DJ premier Remix)
9-NYG’z- “Giantz to thiz”
10- A Tribe called Quest- “The Love”
11-Keith Murray- “Keep it Jiggy”(J Dilla remix)
12-Busta Rhymes feat Q tip- “U can’t hold the torch”

Nas fotos em cima: Cenas de estúdio com Mpetulla, 7 Kruzes. Mak da P e Hélder Leonel