Tuesday, April 20, 2010
Moçambique fica profundamento lesádo com a morte do vocalista
Tony Django(1973-2010)
O vocalista principal da banda Kapa Dêch , uma das mais conhecidas de Moçambique, Tony Django, morreu na segunda-feira em Maputo vítima de doença, noticia hoje a imprensa moçambicana.
Segundo o jornal "Notícias", Tony Django, que ia completar 38 anos no próximo dia 27, perdeu a vida no Hospital Central de Maputo, para onde havia sido levado após se sentir mal.
Carreira a solo
Tony Django foi o protagonista dos dois álbuns do Kapa Dêch nomeadamente "Katchume", de 1998, e "Tsuketane", 2001, ambos gravados em França pela Lusáfrica, fazendo voz em quase todas as músicas, à exceção de algumas cantadas por Roberto Isaías, já afastado do grupo.
Tony Django, que nos últimos tempos vinha conciliando o Kapa Dêch com uma carreira a solo em atuações nas casas de pasto mais conhecidas de Maputo, começou a cantar nos anos 1980 num dos mais famosos grupos infantis de Maputo, as "Petálas Amarelas".
"Eclipsou-se uma das melhores vozes da música moçambicana, que se impôs pelo seu talento e não por algum tipo de favor. É sem dúvidas uma grande perda", disse à Lusa o editor cultural do "Notícias", Gil Filipe.