Monday, November 3, 2014

Fusível a caminho de Maputo



O rapper e produtor português fusível, membro do grupo Dealema atuará pela primeira vez em Maputo no próximo dia 15 de Novembro no Centro Cultural Franco Moçambicano a convite da Letela Produções.

Fuse, Fusível, Fusão ou Inspector Mórbido é oriundo da cidade do Porto,  Vila Nova de Gaia e iniciou-se na cena hiphop no inicio dos anos 90, juntou-se a Expeão em 1994 e juntos formaram os Fulashit.  Após gravarem a primeira maquete conheceram o Dj Guze e o Mundo que na altura formavam um outro grupo chamado Factor X. O início do resto das suas vidas deu-se quando conheceram o Maze, foi em 1995 que os 5 elementos formaram o grupo com mais história no hip hop português – os Dealema.

Na sua carreira a solo, Fuse conta com 3 discos editados. Informação ao Núcleo (2001), Sintoniza (2003), Inspector Mórbido – Instrumentais (2004) e um portfólio interminável de participações em projetos de outros artistas, não só do universo Hip Hop mas também noutros estilos musicais, como é o caso de colaborações com Orelha Negra, A Velha Mecânica, Holocausto Canibal, entre outros.
Na escrita, na produção ou na voz, Fuse é distinto na arte que pratica, é reconhecido como genuíno e serviu de inspiração a muitos projetos que nasceram ao longo da última década.

Fuse e o seu grupo são amplamente conhecidos a nível dos países falantes da língua portuguesa, principalmente no chamado “circuito underground”. A Letela produções responsável pela vinda de Fusivel a Maputo, é uma chancela moçambicana  que pretende contribuir na dinamização do hiphop em Moçambique, tendo produzido e lançado o single Passa a palavra (2011) de Shakal e ainda o álbum Lavagem Cerebral(2014) de Flash. O concerto marcado para o próximo dia 15 de Novembro terá inicio as 18 horas e conta da parte moçambicana com Duas Caras, Iveth, Pressagio, Flash, Xitiku Ni Mbawula, Kalashnikov, Shakal, Drakulah, K39, Tira Teimas, Khronic,  Classic La Familia e DJ Asnepas.

2015 vai ser o ano que vai marcar o regresso de Fuse, com duplo álbum, que irá contar com um leque interminável de produtores e artistas de vários países.