Thursday, June 28, 2007

"ALBUM EM REVISTA"


Kenn Starr - Starr Satatus

Tive a honra de estrear esta rubrica no Clássico Hip hop Time na Voz de Hélder Leonel na Edição do dia 24 de Junho de 2007 e não tive escolha a não ser descrever em algumas linhas o melhor álbum de 2006 na minha opinião, lançado praticamente nos finais do mesmo ano, trata se do álbum Starr Status do rapper Kenn Starr, nativo de Suffolk, Virgínia. Depois da mixtape The Starr Report, presenteanos com Starr Status. É um álbum que de facto não desilude em nada as expectativas a que podia ser alvo. A produção tem bastantes colaborações de luxo de produtores da actualidade como Illmind, Khrysys da Justus League, Oddisee, Kev Brown, Dj Roddy Rod, os ultimos três são parte da Touch of Jazz, assim como está presente Young Cee que produziu para o novo álbum do grupo Little Brother, a presença de todos estes produtores não tira consistencia ao trabalho, antes pelo contrario, trata se de um álbum bastante homogéneo e que nos apresenta uma sonoridade bastante melódica, um pouco calma e suave, sem no entanto ser melancólica mas tendo conseguido suportar as mais variadas temáticas líricas.

A produção do álbum é das partes que mais se destaca e o facto de estarem todos beats praticamente na mesma linha, não se nota uma tentativa de agradar gregos e troianos, todos os instrumentais acompanham o artista e consegue-se uma união entre o “flow” e dicção de kenn starr. No que toca a participações encontramos um “guest list” de respeito estando nela nomes como Darien Brockington, “Supastition & Median que fazem parte da Justus League, Talib Kweli e Asheru do grupo Unspoken Heard e ainda a participação de Sean Born que junto com Kenn Starr formam o grupo “Isaac Jones”. Podemos dizer que todo álbum segue uma linha bastante racional com temas reflexivos, tudo aliado a regra geral e instrumentais acolhedores.

É em suma um álbum em que nos encontramos numa envolvencia e em que não nos importamos com o número das faixas e nem qual delas é a final, muito bom de se saborear e que de seguida dá vontade de rever detalhes.

Fiz o meu Top Três deste Starr Staus de Kenn Starr algo que garanto não ter sido facil já que considero o album todo ele bom. A primeira do Top três é o grande beat de Young Cee… kenn Starr convida Oddisee um grande rapper mas que também produz algumas faixas para este álbum, mas caso vertente ele deixa se produzir. Na segunda Desta vez Oddisee faz o beat e kenn Starr Convida Asheru do grupo Unspoken Heard que faz uma grande prestação e o aclamado Talib Kweli que tem um prestação também Brilhante podemos até considerar o álbum das prestações magnificas. O terceiro do meu Top é sem duvida o tema “relentless” com Kev Brown a participar na produção e performance vocal. Para este beat comentários ficam a critério dos leitores e sugiro que prestem atenção ao baixo do “beat” de Kev Brown garanto que é o melhor beat do album.FreeYaMind