Friday, August 10, 2007

"The Return Of The Magnificent" em Revista


Jazzy Jeff está de volta aliás nunca esteve ausente, com um novo trabalho discográfico. Desta ver a optar pela produção total do seu LP “The Return of the Magnificent”. O titulo do album não se refere a um grande regresso como se de impacto forçado se tratasse. Mas um regresso com a classe que nos habituou este DJ e produtor de Philadelfia. O album começa por uma introdução ligada a musica “Hip hop”, onde se faz uma pequena homenagem a cultura Hip hop.


Toen Gabz e Arif são os rappers que adaptam algumas liricas da “old school” para esse beat com “scratches” interessantes pronunciando o título do “Job”.A seguir encontramos Pos Dnous do Grupo Dela Soul que trás a marca do seu grupo num beat com o titulo “let ear you clap”, onde Jazzy Jeff Sequenceia samples de Piano numa musica que provavelmente nem nos apercebemos da ausencia do baixo, atenção para a disposição dos samples vocais no refrão. A linha musical de Jezzy Jeff neste album é bastante melodica, Jeff não abusa da facilidade técnica para fazer musica de melodia limitada e repetitiva. Há espaço para varias tonalidades numa só musica. “Eshon Burgury” dos Black Ice é uma voz da nova escola Hip hop que faz a performance neste balanço ideal para pista que é o tema “Run That Back”.Kel Spencer mostra as suas habilidades em termos de “delivery” no tema “definition”, uma espécie de ousadia ao repar, num beat em que Jeff mais uma vez mais coloca um sequência de acordes de piano. Até aqui as palavras dos titulos das musicas são pronunciadas atravês do “Scratches” ou seja o DJ Também fala. Equanto define-se um bom DJ, kel Spencer fala da definição de um MC Real.A composição hip hop a moda nova escola Hip hop no contexto norte americano volta no tema “Jazz n Fess”, Rhyme Fest é uma revelação escolhida por Jezzy Jeff para este tema. Jezz n Fess é o tema posterior a uma composição cuja as melodias fazem nos lembrar o grupo Floetry aqui Jazzy Jeff alia-se ao R&B e chama a voz penetrante de China Black outra revelação para o campo das novas tendencias do R&B.


Mais Tarde na sétima faixa aparece J-Live e dão concerteza um toque Jazz ao beat com variaçoes interessantes de meio a meio tom. A musica tem como titulo Practice.O VS-2480 CD denominado “Digital Studio Workstation” da Roland é a maquina que Jezzy Jeff tem de preferencia como a caixa dos grooves para as suas produções atravês de uma colecção de vinys ou atualizando de quando em vez a sua maquina atravês dos “Cards” com “grooves” e Sons, ele vai a busca do som imaginado ou registado na sua memória. E isso acontece um pouco no tema “Supa Jean” da liricista Jean Grae uma das escolhidas para esse tema que trás uma base instrumental que uma vez mais transporta-nos época da nova escola hiphop no contexto Norte-Americano. Não faltaram rappers do seu tempo a começar por Posdnous no tema “let me ear U clap” mas também de Brooklyn veio Big Daddy Kane que ainda tem brilahdo no circuuito underground. A voz grave de Big Daddy Kane continua a mesma hoje pode se apreciar com nostalgia o tema “The Garden”. Tão bem como ontem Daddy kane é um Rapper seguro do talento que tem.


O rapper Kardinal Oficcial que atualmente tem se dado muito bem entre os produtores Nova Iorquinos é chamado a mostrar as suas habilidades num som em que a sua performance tem atitude mas a instrumental suaviza essa agressividade do rapper e cria um equlibrio com um groove agradavel num tema com titulo “She Was so fly” de seguida uma introdução de “scrachtes” da inicio a presença de Method man pensamos ser intenção de Jazzy Jeff, diversificar as presenças no seu album e esta é uma instrumental que se segue a linha Wu-tang sem deixar de lado as caracteristicas de Jazzy Jeff. CL Smooth antigo parceiro de Pete Rock aparece na decima segunda faixa lembrando-nos da epoca dos discos “All souled out” e “Mecca and the soul brother”, CL smooth canta no refrão e dá o seu toque rap a uma instrumental com base funk sendo possivel nela também participar uma voz R&B.TOwn Gabz volta a cena no tema “Go and See Doctor 2k7” num autentico funk instrumental bem ao estilo dos R&B niggaz como se costuma dizer. Peedi Peedi , Biz Markie e Dave Guetto estão também presentes esprestando os seus Skills a Jeff deixando este ser o responsavel pela composição integral das suas musicas. É importante referir que a habilidade de Jezzy Jeff está em fazer composições que só os técnicos de estudio poderiam notar que as suas musicas são feitas duma forte presença de cortes e “scratches” de vozes do que de efeitos, colagens, mistura e samples por ele investigados. Jazzy Jeff continua não dar oportunidade a musica descartável nas suas produções tornando-as relíquia logo a partida.


Este é um disco para ouvir com a maior das calmas mas concerteza o ouvinte terá que ter a noção da essência Hip hop na sua diversidade sonora em todos os tempos para que o disco lhe caia bem.O Classico Hip hop Time recomenda que procurem escutar este”The Return of the Magnificent” O Seu LP de 2007.
Por Hélder Malele