Tuesday, September 25, 2007

No "Lab" com "Denny Mos"


Um Scan sobre o rap de Xai-Xai



Na edição de 23 de Setembro tivemos em estudio o jovem “Denny Mos” que é um rapper e fazedor de beats Hip hop para interessados. O nosso encontro com “Denny Mos” deu-se atravês de “FreeYamind” que sugeriu ser interessante que acolhesemos esse rapper pelo facto de vir de longe e ter se ligado ao Hip hop atravês dos programas Ritmo Vivo e Hip hop Time por sinal outrora apresentados por Zito Doggystyle. “Denny Mos” que tem como nome de B.I. Tomás Dinis falou-nos do Movimento Hip hop de Xai Xai como sendo bastante unido, muito porque a cidade é pequena . A tendência é que todos os rappers trabalhem juntos e se conheçam.

Falando de Shows, a cidade de Xai Xai tem dois organizadores de espectaculos, dos poucos espectaculos relacionados com rap e as coisas sobre rap oscílam sobre estes dois Jovens que funcionam, como disse “Mos, uma espécie de “Labels”. Mas resíde nos rapper desta cidade, a força para alcançar outros patamares por isso mesmo “Denny Mos” é o exemplo de alguem que debaixo de dificuldades conseguiu entrar em contacto com o “Clássico Hip hop Time” para expôr os seus “Beats”.

O sinal da radio Cidade chega com muita dificuldade e com toda a razão porque a antena prevê atuar num raio que abrange apenas a cidade do Maputo e arredores. “Denny Mos” é homem de sorte porque ele resíde num local onde consegue ouvir a Radio Cidade mas mesmo assim de vez em quando, porque quando o tempo é mau não o nosso sinal foge. Como o habitual no espaço “Num Lero com.. .”, “Denny Mos” falou das suas influencias e surpreendeu-nos pela positiva ao dizer que em termos vocais era fã de “Sean Price” e “Supastition”, o que logo a priori indica que está bem informado sobre o “Circuito Underground”. Já em termos de produção falou-nos de Pete Rock e Marco Polo uma perfeita combinação(a nosso ver) pelo facto de um ser quase “Old School” e outro ser uma revelação. A sentir pelos “beats” que ouvimos no “Clássico Hip hop time” significa que dentro em breve o Rap de Xai xai poderá estar muito melhor de saúde. Ao procuramos mais informações sobre o impacto do nosso programa naquela “urbe” Deny Mos diz que já fez parte de um programa chamado “Hip hop Time”, que é apresentado num canal de Radio Comunitáriasem no entanto ele próprio saber se este nome foi inspirado no Clássico Hip hop time. É uma surpresa agradável se de facto se tiverem inspirado no “Show das tardes de Domingo”. Mais novidades ainda estão por vir por parte de “Denny Mos”. Quanto a nós, é um enorme prazer ir ao encontro do distante que procura se conectar.