Monday, September 24, 2007

20/20 de "Dilated Peoples" em Revista


Na edição de 23 de Setembro de 2007 houve espaço para mais uma revista a albuns, e desta vez revisitamos o Disco “20/20” de Dilated Peoples, um grupo que está concerteza na “Guest list” dos apreciadores dos melhores grupos do “Hip hop Underground” com espaço definido no mercado mundial. E como tal, já tem automaticamente espaço reservado neste site.


“Dilated Peoples” depois de registarem uma rápida ascensão do “Underground ao Mainstream” através do som “this is the way” numa colaboração com Kanye sem no entanto mudarem de perfil aparecem em 2006 com mais um trabalho discográfico 20?20 é o nome do album. “Back again” é a primeira musica do album e ao mesmo tempo o single que foi apresentado pelo grupo antes do lançamento do LP.
The Alchemist é o responsável pelo Beat onde “Evidence” e “Rakka” fazem uma espécie de freestyle. “Green Threes” é o titulo da pequena introdução ao abrirmos o disco e segue depois “Back Again”. O album vai subindo de tonica pelo menos em termos de beat na musica “You can’t Hide U can’t Run” onde o rapper “Evidence” mostra-se também produtor musical. O tempo da musica é como o da anterior, aliás os Dilated Peoples nunca gostaram de fazer musicas rapidas, a sua metrica na performance obedece a um tempo específico Abaixo de 95 Evidence optou por um tipo de Beat com um sample de uma voz Soul creio eu ser “Randy Crawford” no tema “U send” de Charles Mc Loud, embora os creditos estejam ausentes pensamos ser DJ babu que faz os cUts e scratches neste beat que poderia ser mais rico se Evidence quisesse. Chega a vez de um autentico “hardcore” mas bem misturado em termos de composição de samples por DJ Babu que aparece como produtor e já que se trata de um DJ a produzir não deixou alheia a parte dos Cuts e Scratches que aqui se fazem sentir, com Rakka e Evidence uma vez mais nos seus aparentes Battles Freestyles. “Alarm clock music” é nome da musica.
Até aqui o album mostra ser próprio para rapper radicais abanarem as cabeças. Apesar deste grupo ser da “West Coast” a sua musica não apresenta essas caracteristicas mas a musica “Olde english” começa inicia como o tipo de bombo e caixa da West Coast, só que mais tarde o restantes registos melódicos devolvem-lhe o flow da East Coast numa produção que esteve a cargo de “Joey Chavez” a mensagem é de recados para alguns tratos das grandes editoras. Uma vez mais Evidence em dupla acção, produzir e repar num som onde nos convencemos cada vez mais que Evidence é aceitavel em termos de produção mas vez mais está evidence apresenta de outro sample soul. Performance de “Soul Children” o resto é uma base sólida Hip hop com pratos a coçarem com categoria, Evidence e Rakka dão espaço a Talib Kweli que alinha com um verso no mesmo sentido e eles dizem o quão a sua personalidade é tão legitima em relação ao Rap.
Nos dois temas a seguir nomeadamente “another sound mission” e “Rapid transit” produzidos por Joey Chaves e Evidence respectivamnete, sentimos uma descida de nivel tanto na produção com na mensagem. Prossegue uma certa monotonia pela repetição do tipo de Beats e a continuação do tipo de rima competitivo, não há presença de “story telling” ou algo consciente e interventivo como já o fizeram no “olde english”.




Exactamente o que estava ausente volta com a produção de babu no tema “The Eyes have it”. Musica simples e sem comlexidades de composição mais um pouco mais animada que as duas anteriores.
Afinal Evidence quer seguir com mais intensidade a carreia de Produtor, cá para nós terá que diversificar um pouco mais o seu estilo de musica apesar de que já mostrou ter caracteristicas próprias no som “Satellite Radio”. Mas são batidas perfeitas para que DJ’s possam Fazer “Beat Junkies” alías é uma das técnicas principais de DJ Babu embora não seja mas num tipo de batida “Crunck Music” vem o som Firepower(The Tables have to turn) a musica é produzida por Evidence Porse e Babu desta vez com a presença de Capleton que deixa uma performance “patwa” o crioulo inglês Jamaicano a fazer um belo constraste entre o rap e o ragga. Na décima segunda faixa ouve tempo para que Dj Babu podesse mostrar o seu espectaculo a titulo de DJ, um mix para que nossos DJs arquivem nos seus mixes. “Alquemist” fecha o disco com o tema que dá titulo ao album e sem truques de fechos estrategicamente comerciais vai um autentico “hardcore” uma vez mais para que os Fiéis do hip hop abanem as cabeças desta vez numa letra com caracteristicas e “freestyle” mas com varios conselhos e alertas a sociedade Californiana. Este é um trabalho lançado em 2006 mas certamente permanece como intemporal para os Rappers e coleccionadores.

Por Hélder Malele