Wednesday, August 29, 2007

"AQUARIO SOUL" um alucinogénio musical


Um mês depois, estamos de volta para marcar o panorama musical Maputense com mais um“Gig”com “Lazer”, “Chill Out” e muita musica boa. Celebrando o Agosto Negro, mais do que competir, mais do que $ , mais do que adiantar na amostra de uma certa “imagem” queremos aprender, confraternizar e intercambiar musicalmnete entre amigos, aqueles amigos da boa musica, da boa conversa. Na Conexão entre os géneros Hip hop, Soul music e Nu Jazz nasce um Movimento. Movimento esse pioneiro nestas andanças fomos os primeiros desde as sessões ”Clave de Soul” no Café Gil Vicente, fomos pioneiros no “Aquario Soul” no Africa bar uma outra extensão do mesmo movimento sem radicalismos musicais por isso mesmo a associação de varios generos musicais.

Os musicos

O Duo F&G constituido por Fidalgo e Gringo os tais do tema “Uma tarde em paz” com a participação de Hawaio; Faceoculta a.k.a “O encontro com o eterno” com “o realíssimo amor” e outros toques inéditos desocultando a sua face não só de rapper mas a de musico também. Os miudos do “First Class” que atualmente tem mostrado de facto terem classe na arte do “Smooth Hip hop”; a Nelma Npfumo muito segura do talento que tem com o afro, soul e as suas próprias raízes, e com todas as influências por detrás dela faz de sí uma cantora de estudio no palco e vice-versa; o Miguel Xabindza trás na voz o azeite da musica Soul, em Changana, Inglês ou Português suas composições produzem um efeito singular em cada assistente, uma espécie de “Love Symbol” não disfarçado. O Bakka, seguidor incontornável de nomes como Pedro Mariano, Daniel Carlomagno ou Ed Motta, tem asas para Director Musical e nasce em sí um grande Compositor a história pode prestar atenção para contar a partir dos seu “Olhos de mel”. Jaheem se fosse Moçambicano seria Nárcio um jovem que vai ter que segurar bem na corda do Helicóptero de salvação de talentosos.

DJ speech tem dois pratos e um “DJ Mixer” Stanton fã dos Beat Junkies especialmente de DJ Babu e outros, a ideia de trabalhar com Pratos(turtables) surgiu depois de assistir a uma competição dos famosos campeonatos DMC onde concorrem DJs de quase todo o mundo, Speech é mais um instrumentista na banda do Aquario Soul. As vezes temos que ir buscar o elemento certo para momento certo. L Nato rapper que vem por parte do grupo 911 é como diz o seu nome um Lirico Nato, alérgico a luzes de ribalta. Mas a sua musica tem de luz algo que preenche vazios e convida-nos para a transcendencia ou eternidade. Uma espécie de Nasir Jones de Maputo

Os objectivos

Os objectivos centralizam-se em abrir espaço para revelações, trazer a superficie o de novo e qualitativo e fazer fluir novas dimensões para os nossos centros emotivos. A estagnação de muitos artistas e consequentemente do publico em geral está na ausência da criatividade daí a desenfreada procura do humor , rima, batida ou mensagem fácil. Tudo isto é uma onda oposta ao Aquario Soul. Artistas independentes seguindo o caminho que os leva ao topo da classificação honesta, sem correrias e nem empurrões. Tal como foi a educação cívica nas primeiras eleições: “Não precisa empurrar, há lugar para todos” por isso mesmo chegou o tempo de marcar espaço num lugar entre todos. O espaço na conecção Hip hop- Soul- Jazz com Roots, Groove e Presença.

Será tudo isto e muito mais com aquele ingrediente inesperado, tipo algo empurado por alguma força superior, o improviso, já que a pulsação do ritmo e da almas estão em sintonia e falam instrumentos e bocas. Aquario Soul é um Momento mágico mas é real.


The Disco after ou seja a After Party

Muitas vezes temos fechado as nossa curtes com musica de Discoteca misturando aflitosamente sons desnecessários porque a pista tem que estar cheia. Depois do show vamos ao “Dance Floor”, mas não com musicas que se tornam “hits” automaticamente ou porque tocam sempre na radio. Vamos ao “Dance Floor” com “boa musica”assim como na primeira sessão do “Aquario Soul”. Tipo Chillout alternativo, porque não resgatar It’s a party de Busta com Zhane, porque não trazer “Music Soul Child”, Silvera ou Ed Motta, sem fugir aos R&B’s modernos, pensamos que o Nu House intercalado de Bomns Grooves Hip hop e o r&B Zouk poderão criar um ambiente agradável como Seda. Vamos aproximar aos bailes Funk da favela paulistana, ou old school bLock parties Nova iorquinas numa tarefa acargo de DJ Beat Keepa e DJ Celsinho

Por isso não há que hesitar. “O Chill Out” será com “Aquario Soul” no Africa bar no próximo dia 8 de Setembro de 2007, o resto são "chupas e chuingas". Aprodução está por consciência a cargo de Hélder Leonel, o produtor e apresentador do Clássico Hip hop time.