Saturday, October 20, 2007

Cai o corpo mas eleva-se uma estrela




Lucky Dube(1964-2007)


De acordo com o “South Africa News”, caíu a notícia de que o musico Sul Africano Lucky Dube foi morto a tiro por uma quadrilha de supostos “Hijackers”. O incidente ocorreu na noite de quinta feira por volta das 20:20 horas, algures em “Rosetenville”. De acordo com informações da polícia, Dube foi morto no momento em que deixava a sua filha em casa de familiares. Na tentativa de se pôr em fuga de um suposto assalto, Lucky Dube foi alvejado e morreu instantaneamente. A morte de Lucky Dube deixa um vazio enorme na musica Sul africana e mundial. Nascido na Africa do Sul, mas acarinhado em todo o globo. Com cerca de 25 anos de carreira Lucky Dube gravou e lançou 22 albuns até a data da sua morte.
Muitos dos trabalhos de Lucky Dube são apresentados em Zulu, Inglês ou até mesmo AfriKaans. Alguns dos trabalhos discográficos foram grandes sucessos de vendas. De acordo com o seu site oficial a editora “Gallo” na qual Lucky Dube editava os seu trabalhos, a sua musica tocou milhões e milhões de pessoas pelo mundo e para além de este ser a figura mais destacada do reagge Sul Africano fica como modelo a seguir, os valores deixados no conteúdo das suas musicas. Alguns poderão questionar porquê um blog sobre o Hip hop faz postagens sobre relacionado com reagge.

A verdade porém é que o Hip hop é um derivado do reagge, tendo sido trazido da Jamaica atravês de Kool Herk que deu-a conhecer aos seus amigos vizinhos dos “projects” de Brooklyn usando o seu “sound system” com o qual o DJ fazia o “Toast” (que é uma especie de falar ou cantar por cima e uma base instrumental). As festas de reagge destes imigrantes Jamaicanos introduziram naqueles suburbios aquela forma musical que as ruas mais tarde viriam a dar nome de Rap(Rhythm & Poetry). O Reagge é a forma musical dos “Rastas”(Rastafarismo) uma doutrina espiritual que tem raíz em Africa e tem como figuras centrais o antigo imperador da Etiópia “Haile Selassie” e o pensador “Marcus Garvey”. Por essa razão podemos dizer que tanto o Hip hop como o reagge estão de luto. Lucky Dube começou a sua carreira por volta de 1982 como um jovem do estilo “m’baqanga” lançando 5 albuns pela Teal records, mais tarde mudou-se para a editora “Gallo” e encontrou no reagge o estilo que mudou a sua alma e a sua forma de ver o mundo. Nos ultimos dias da sua vida Lucky continuava a quebrar barreiras pois havia assinado um acordo com a Warner music para distribuição do seu ultimo trabalho “Respect”na Europa.