Wednesday, July 9, 2008

"Hiphoptime" servindo o hiphop nacional

Seguem-se fotos de momentos no estudio auditório da radio moçambique no ambito do encerramento do elemnto MC que foi destacado no mês de Junho no classicohhtime. mais adiante um artigo que faz a reportagem do se viveu no dia 30 de julho. Onde se fizeam sentir partcipações maduras, suficientes e outras ainda por amadurecer.









Classicohiphoptime voltou ao convivio directo com os seus ouvintes no estudio auditório da radio cidade, na transmissão do programa da Radio Cidade, fechando assim o mês de Junho e a discussão sobre o elemento MC. O tema da produção musical trouxe novos horizontes com os produtores a intercambiarem e a convidarem-se uns aos outros para conhecerem novos caminhos no uso do software, por sinal a forma significativamente mais usada para a composição de balanços hiphop. No Mês de Junho escolhemos o elemento MC , como a discussão a seguir onde tal como no mês anterior fizemos uma serie de edições em que foram destacados alguns dos MC’s históricos em toda a cena Hiphop, rodamos MC’s que divergem opiniões nas suas competencias como tal, mas tambem MC’s de Consenso. Chuck D, Nas, KRS One, Big Daddy Kane, Big L, Kool Keith, Notorious BIG, 2Pac, Talib Kweli, Bahamadia, Jean Grae, Common, Chubb Rock. Contudo temos a consciencia de que faltaram aqui numerosos MC’s cuja ausencia se faz sentir nas colecções do classico hiphoptime. Da parte Moçambicana quisemos reconhecer seu trabalho como MC’s de pessoas como Sick Brain, Xitiku ni Mbaula. K Real, L Nato, Azagaia, Rage, Izlo, Almas Habitantes e outros.
Exactamente no dia 30 de Junho com pretexto tambem na celebração do 25 de Junho(Dia da independencia de Moçambique). O Classico hiphoptime levou ao estudio auditório rappers e ouvintes convidados a encerrar o mês do MC atravês de atuações e uma conversa/debate. As atuações foram espectaculares não tendo havido nenhum sobressalto neste aspecto, até porque os rappers chamados ao palco nesse dia ja tem alguma experiencia em palco excepto o grupo Timbone Ta Djá e Prolific Brains que acreditamos ainda terem pouca experiencia em termos de atuações. Sick Bran, Naparama, 911(9na Xpada e Decimo terceiro), Sistema Aliado, K Real, Izlo, DJ Speech e FreeYamind foram os MC’s e DJ’s em serviço neste dia.

Mau Aproveitamento de antena
Já é dificil( embora seja fácil rodar em radio tanta musica sem qualidade)rodar nossas musicas na radio, seguidamente tambem o é, ter acesso a um espaço de antena e um auditório onde possamos discutir, seriamente, com inteligencia e proveitosamente questões que deiam solidez ao movimento hiphop, mas não...alguem já nos disse que decepcionar-nos-íamos muito mais em relação ao que pensamos sobre o hiphop e as nossas atitudes. Entre mediucre, mau, suficiente, bom, muito bom e excelente, ouve quem se destaca-se mais em classificações para mau e muito pouco se sentiu de bom e muito menos de excelente. Desde a tendencia de sair dos temas em discussão até a intervenções movidas por más interpretações de nossos discursos, passando por posturas que pouco ou nada tem haver com um programa a ser trasnmitido para o ar num estudio auditorio daquela envergadura. Reclama-se falta de espaço para nos expressarmos, mas na hora tornamos as coisas mais difusas. Nós não sentimos nenhum “feedback” positivo das intervenções de muitos participantes na discussão depois daquele dia.

É nisso que dá quando damos lugar a um participação livre e aberta onde um microfone estava disponivel para qualquer um que quisesse participar, mas era de se esperar já que não criamos um painel e com convidados previamente selecionados como aconteceu na discusão sobre a produção musical e engenharia de som que tambem aconteceu no estudio auditorio. Falar e escrever é o que mais fazemos e por vezes nos perdemos ou perdemos tempo na procura de respostas que não estão connosco se não em cada um de nós. Desculpem a paragem drástica mas ficamos por aqui, “aparentando” para a nossa tranquilidade, saldo positivo pelo facto de pelo menos termos sido muitos e juntos em nome do Hiphop no dia 30 de Julho de 2008.