Monday, December 20, 2010

Quando a língua não é problema




O programa InterConexões Humanas realizado no passado dia 27 de Novembro foi histórico. Pela primeira vez foi feita a coneccao entre 3 países (Angola/Brasil/Moçambique) de forma estável, que garantiu um debate dinâmico e participativo. A pauta foi orientada aos temas de HipHop, Literatura Marginal, Meio Ambiente e Colaboração e trouxe ativistas dos países interessados nas possibilidades de trocas simbólicas oferecidadas pela ação. Realizamos o primeiro sarau à distância com leitura de poesias em português e língua tradicional de Moçambique em que a produção literária atravessou fronteiras pelas conexões de internet e tournou-se acessível pela oralidade de seus interlocutores. A principal reflexão causada pelo programa InterConexõesHumanas nesse sábado(27 de Novembro) foi a necessidade de maior intercâmbio entre Angola e Moçambique e o início do diálogo com os demais países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a consolidação da rede InterConexões Humanas enquanto instrumento de difusão da cultura dos países lusófonos e da criação de bases para fomento do intercâmbio e da colaboração.

O Instituto Voz introduzido a nos de forma mais detalhada pelo DJ Entransegente aka Andre Gustavo aquando a da sua vinda a Maputo, fez o balanço de que chegou a um momento mais maduro e de comprometimento com a difusão cultural sob todas as linguagens de expressão dos membros da CPLP e de que a Sociedade Civil Organizada é capaz de empreender acções inovadores em direção à uma cultura solidária às afinidades, com perspectivas independentes dos veículos de comunicação de massa que resistem em não divulgar questões de interesse real dos produtores culturais e educadores de seus países.

Os participantes do Intercâmbio em São Paulo: Negra Ziza, André Gustavo, Israel Neto (Réu), Bob, Paulo Edison, Delfina (Moçambicana) e Simão Hossi (Em Angola)




Dinguizwaiu e Fig de la Virgem numa pose em frente ao materiais do Graffite Writter
DinguiZuaiu, Hélder Leonel e Zito Bila
Hélder Leonel e Tira Teimas

Dinguizwaiu(de Costas) Face oculta, Cherba e Tira Teimas em momento de conexão